Total de visualizações de página

sábado, 17 de março de 2012

Capítulo 57: Trote Moderno no Celular – Cuidado (Nº Inexistente)



Recebo ligações diárias de números Inexistentes – O que fazer?

Não adianta: Quem tem telefone, mais cedo ou mais tarde, receberá um trote (trotes modernos ou não), receberá uma tentativa de venda dos telemarketings e ou sofrerá um golpe, que não raras vezes são de seqüestro-relâmpago nunca ocorridos, mas que sempre causam medo, tensão e dúvidas...

Muitas dúvidas... afinal, sempre pode ser verdade, ainda que raramente. O medo nos paralisa, nos deixa sem reação imediata e baixa nossa capacidade de raciocínio, nos fazendo vítimas perfeitas.


Mas antes de conseguirem te extorquir, é preciso saber seus dados e hábitos. Por isso muito cuidado e atenção as nossas dicas e informações.

Seu nome e telefone são relativamente fáceis de conseguir.

O objetivo maior é saber sua renda e o nome de seus parentes e outros dados que possam facilitar o golpe.

Para consegui-los, te telefonam diariamente varias vezes ao dia, ficam mudos e logo em seguida desligam. Se você tem bina saberá o número deles. Liga para lá, e o numero é inexistente. Sim, por mais estranho que possa parecer, você pode receber ligações de um número inexistente, que não existe: Um número Fantasma.

Aí começam as suas perguntas: O que fazer? Como bloquear um número de telefone no celular ou no fixo? Devo denunciar na Delegacia? O que faço meu Deus.

 
Vamos por parte:






Tem como bloquear um numero de telefone? Posso ir na Delegacia?
Ligar para a operadora tanto de celular quanto de Fixo de nada adianta, eles não bloqueiam número por número e não fornecem dados de telefones que não querem se expostos. É o chamado sigilo do cliente telefônico. Um artifício ineficaz para pessoas justas e de bem, mas deveras  eficaz para os pulhas golpistas que possuem meios tecnológicos  e ou informações privilegiadas do que deveria ser sigiloso.

Alguns aparelhos de telefones celulares bloqueiam números através da função de restringir chamadas recebidas, bastando digitar o numero desejado. Mas e  o Fixo? Desconheço aparelhos fixos que possuam essa função, mesmo os sem fios que são caríssimos. Talvez até tenha alguma tecnologia que faça isso aos fixos, mas com certeza deve ser paga, e você acaba tendo gastos maiores para se defender de algo que deveria ser seu por direito.


Denunciar na delegacia? Seria a solução óbvia, não é mesmo? Sim, seria se funcionasse. Mas os DP’s, nem sequer registram Boletim de Ocorrência por uma coisa que não aconteceu. Não é uma piada, você recebe diariamente diversas ligações mudas, misteriosas que podem ser criminosos e que no mínimo são de terroristas que atacam e minam o seu psicológico. Você sabe o número, as operadoras possuem o registro das ligações e só divulgam com ordem judicial.  Você vai na delegacia para através do B.O. conseguir a quebra do sigilo e a polícia se recusa a te auxiliar, pois nada aconteceu.



É preciso acontecer. É preciso você ser roubado, seqüestrado ou morto para que seja feita uma investigação. Você está sozinho nessa, nós estamos sozinhos nesta, infelizmente. Aparentemente nem adianta você ou um parente seu  ter um ataque cardíaco e morrer. A polícia brasileira “Sente muito” por você... E isso basta. Depois reclamam quando alguns dizem que tem bandido defendendo mais sua comunidade do que policial!

Então o que fazer se nem a policia tem capacidade ou boa vontade de nos ajudar?
A única solução que você tem é simplesmente não atender ao telefone.

Você não possui bina, aquele identificador de chamada

Lamento, então deverá fazer o jogo dos ratos que dirigem a sua empresa telefônica e pagar uma taxa mensal de um serviço que deveria ser gratuito e incluso no absurdo valor da mensalidade da assinatura, não fosse o cagar e andar da ANATEL. Pois apesar dos abusos, a população precisa de telefone e não deixaram de usar, nem por um boicote. Então estas empresas se acham no direito de fazerem o que bem entender, pois afinal, será apenas um reclamação em meio a milhares de usuários desprovidos de informação e direitos.

Dentre os números que ligam e ficam mudos, existem alguns de empresas de Telemarketing. Esses números possuem, graças a permissividade das operadoras, a função de somente efetuar chamadas, mas não de recebê-las. Daí constarem como inexistentes ou cair no tu-tu-tu-tu-sif-fú...

Vários amigos e conhecidos, inclusive eu, temos recebidos diariamente cerca de 30 telefonemas (parece absurdo? Começa com 03 por dia, quando você vê tem milhares) de diversos números; temos também recebido telefonemas várias vezes ao dia do número 011-2136-5250, que obviamente é dado como inexistente, mas que uma Googlada diz pertencer a Ibicard (A IBICARD é do grupo C&A MODAS e do grupo BRADESCO).
 
Ontem meu irmão fez um cadastro no provedor Terra, para ter uma net de graça (é possível); ligou um rapaz logo em seguida para a casa dele e disse que para ele ter uma internet de graça do Terra ele precisaria pagar uma taxa de 20 reais, naquele momento. Precisaria dar o numero do cartão de credito e conta corrente. Vocês acreditam nisto? E ainda passou um email falso: silmar.costa@hotmail.com; se fazendo passar por supervisor do terra. Não caiam neste truque, por favor. Ligue no 0800-777-5757 do Terra e denuncie.

A solução que encontramos, mesmo várias tentativas de denuncia junto a delegacia, foi "bloquear "o número através do Procon no link: 


OBS: Não garanto que seja de todo eficaz, pois são muitos os números. E as respostas são sempre demoradas... mas podemos tentar, certo?

Abaixo uma lista de telefones que costumam fazer ligações mudas que tanto podem ser de operadoras de Telemarketing ou de estelionatários tentando se passar por bancos, jornais. cartões e etc, com o intuito de te vender algo de verdade, seja assinatura, ou simplesmente descobrir seus dados para sabe Deus o que?

(11) 3201-4500
(11) 33696470
(11) 33049397
(11) 3323 2672
(11) 2886-2400
(11) 21010037
(11) 2175-1215
(11) 2391-0150
(11) 2391-0155
(11) 3304-9397
(11) 2391-0160
(11) 4081-7400
(11) 2136-5250
(11) 2124-7533
(11) 2106-0073
(11) 2124-0051
(11) 2124-7534
(11) 2107-0034

(12) 2139-2450
(12) 2125-0065

(19) 9100-3475
(19) 3344-8250
(19) 2101-0075

(27) 3301-1571
(27) 3301-1572
(27) 3301-1573
(27) 3301-1574
(27) 3301-1575

(85) 3216-0510
(85) 3216.0512
(85) 3216-0222
(85) 3255-0202.

Lembre-se nunca forneça seus dados pelo telefone, caso você não tenha solicitado nada. Mesmo se o telefonema seja para te oferecer prêmios, assinaturas  cartões de créditos ou empregos.

No caso do emprego, solicite o numero de telefone e retorne a ligação, mas mesmo assim não passe seus dados, combine uma entrevista e somente nela apresente o seu Currículo. E cuidado, verifique se você havia se cadastrado aquela vaga, ou quem te indicou.

No caso de banco, procure sempre o seu gerente, não resolva nada por telefone. Normalmente os bancos não mandam emails e nem te ligam para pegar dados. Eles já possuem.

Nunca deposite valores em contas terceiras, para ganhar prêmios maiores, como até barras de oro do SBT... É tudo mentira. Premio é premio, não requer taxas extras.


Repetindo: NUNCA FORNEÇA SEUS DADOS POR TELEFONE


CONTRIBUA COM ESTA CAMPANHA: 

Deixe seu comentário confirmando que este caso aconteceu com você e como se deu. Se você tem mais números para nos passar, faça isso. Vamos fazer uma pressão para que essas ocorrências acabem. Precisamos ter direito a privacidade, precisamos deitar tranqüilos sem medo de receber um telefonema dizendo que alguém querido foi seqüestrado (sendo mentira). Vamos unir nossas forças!!! Diga não ao Trote!






Texto complementar:


Dicas de como identificar um trote de seqüestro relâmpago:
  • 1-     Fique esperto com as histórias que os bandidos contam, elas são basicamente sempre as mesmas: algum parente seu foi seqüestrado ou sofreu um acidente e você deve pagar alguma quantia em dinheiro.
  • 2-    Se você atender ligações a cobrar e a pessoa for desconhecida, não receba a chamada. Lembre-se de que a polícia e os bombeiros nunca ligam a cobrar.
  • 3-      Não forneça informações ao bandido, como o nome da pessoa que ele diz ter sido seqüestrada, onde mora, estuda, etc. O nervosismo faz com que informações sejam passadas sem que quem as dá perceba, o que faz com que a pessoa ache que o bandido já sabia desses dados.
  • 4-      Nunca cole no carro adesivos do local onde você trabalha, estuda, faz ginástica, adesivos com o apelido do dono do carro ou aqueles que informam sobre a família, se aquele carro é de um casal, quantos filhos tem, etc.
  • 5-      Enquanto fala com o bandido, pegue um outro telefone e ligue para a pessoa que ele diz ter sido seqüestrada, mesmo que ele diga para você não ligar.
  • 6-      Se a ligação começar a demorar muito desconfie: 90% dos primeiros contatos feitos por seqüestradores levam menos de um minuto, por temerem ser rastreados pela polícia.
  • 7-      Desconfie também de supostos barulhos de choro e gritos ao fundo da ligação. Geralmente os bandidos não fazem as ligações de dentro do cativeiro, também por medo de serem rastreados.
  • 8-      Se você cair no golpe não deixe de prestar queixa à polícia, informando o número do telefone de origem, número da conta fornecida para pagamentos de resgate e outras informações pertinentes.




  
Golpe contra aposentados:
Os aposentados são os principais alvos de estelionatários, devido à ingenuidade de algumas vítimas. Veja abaixo alguns dos golpes mais comuns.

Golpe do empréstimo – Para conseguir descobrir os dados pessoais do idoso, o criminoso liga ou vai até à residência do aposentado, alegando que o INSS está presenteando os segurados com algum brinde. Além da documentação original da vítima, é solicitada a assinatura do recibo, que é, na verdade, a autorização de um empréstimo consignado.

Golpe do pecúlio – O criminoso liga para o idoso dizendo ser advogado e afirma que ele tem direito a um pecúlio atrasado. Interessado, o aposentado acaba pagando o suposto advogado como pagamento de custas.

Golpe do processo – Nesse golpe, o segurado é abordado na saída da Justiça Federal por uma pessoa que se diz consultor jurídico, afirmando poder acelerar seu processo no fórum. Acreditando, a vítima acaba pagando honorários ao advogado.

Golpe do Loas (Lei Orgânica de Assistência Social) – Uma pessoa uniformizada afirma ser do INSS e convence donas de casa sobre o benefício da lei orgânica de assistência social. A vítima paga uma taxa indevida e dá uma cópia dos seus documentos.

Contudo, o golpe mais comum é quando um marginal percebe que um idoso está com problema na hora de usar o caixa eletrônico na hora de sacar dinheiro e oferece ajuda. O cliente aceita e não percebe o crime executado pelo criminoso, que pode ser o roubo de senha ou até mesmo do dinheiro.

 
Fonte: Texto adaptado e tirado do site: "Reclame Aqui" e "Metropolitana".



Abraço a todos...





BY ME S2 (S-FCSP)

Atenção.... torne-se agora mesmo um seguidor deste blog e fique por dentro de todas as novidades e posts.
Clique Aqui

OBS:
        Se você quer seguir este BLOG e não quer ser identificado e nem quer que ninguém saiba que você segue basta clicar na opção "SEGUIR ANONIMAMENTE".
        Agora, se você não tem problemas em seguir abertamente este BLOG... è só clicar na Opção "SEGUIR PUBLICAMENTE".

2 comentários:

  1. Banqueiro que se preza gosta de levar no rabo mesmo! Por isso POVO BRASILEIRO, fechem suas contas nessas merdas de Bancos e abram uma caderneta de poupança e movimentem suas vidas por lá. VAMOS FALIR ESSA CAMBADA DE ESCROTOS. Se todos os Brasileiros fizerem isso, nós acabamos com eles e com esse pessoal dessa merda da Zanc Assessoria de cobranças. O telefone deles pra voces encherem o saco deles é (11) 3334-3491. Liguem a cada minuto pra eles também! rsrsrsrs - LIGUEM, LIGUEM, LIGUEM, ATAZANEM, ATAZANEM, ATAZANEM!LIGUEM, LIGUEM, LIGUEM, ATAZANEM, ATAZANEM, ATAZANEM!LIGUEM, LIGUEM, LIGUEM, ATAZANEM, ATAZANEM, ATAZANEM!LIGUEM, LIGUEM, LIGUEM, ATAZANEM, ATAZANEM, ATAZANEM!LIGUEM, LIGUEM, LIGUEM, ATAZANEM, ATAZANEM, ATAZANEM!LIGUEM, LIGUEM, LIGUEM, ATAZANEM, ATAZANEM, ATAZANEM!LIGUEM, LIGUEM, LIGUEM, ATAZANEM, ATAZANEM, ATAZANEM!LIGUEM, LIGUEM, LIGUEM, ATAZANEM, ATAZANEM, ATAZANEM!LIGUEM, LIGUEM, LIGUEM, ATAZANEM, ATAZANEM, ATAZANEM!LIGUEM, LIGUEM, LIGUEM, ATAZANEM, ATAZANEM, ATAZANEM!LIGUEM, LIGUEM, LIGUEM, ATAZANEM, ATAZANEM, ATAZANEM!

    ResponderExcluir
  2. O número de telefone, 11-3304.9397, me ligou com uma conversa mole, sondando sobre pessoas da minha casa, sobre meu marido, muito esquisito! Procurei no google e descobri que se trata de uma quadrilha que forja sequestros...CUIDADO! Nao atendam!

    ResponderExcluir

Gostou do Post? VOTE e ajude-nos a manter o BLOG no TOP GLS!