Total de visualizações de página

sábado, 16 de junho de 2012

Capítulo 67: Diga NÃO ao Preconceito!




Deparo-me dia a dia com o preconceito e me pergunto: porque as pessoas insistem em viver assim? Como conseguimos viver com isso? Quando aprenderemos a estar aberto ao diferente? Afinal, é proibido ser diferente e gostar de coisas diferentes?

Simplesmente generalizamos achando que o preconceito se resume em racismo ou algum tipo de homofobia, mas não. O preconceito ultrapassa a compreensão ate dos mais tolos. Basta julgarmos as pessoas em suas ações, atitudes, gostos, escolhas, palavras ditas, enfim... Isso é uma espécie de preconceito (Claro, cada qual com sua intensidade. E sabemos que em alguns casos o preconceito chega a ser doentio).

Veja, estamos fazendo um pré-conceito sobre esta pessoa. Nós estamos conceituando-as, julgado-as, antes mesmo de as conhecermos... e conhecendo-a passamos a entender os motivos pelos quais ela tomou aquela determinada ação, escolha... enfim, e assim diminuímos os pré-conceitos formados ou por nós mesmos ou por outros.

Quando ignoramos uma pessoa ou a excluímos de nosso mundo, comunidade, ou qualquer espécie de grupo; nós estamos praticando o preconceito... Sejam quais forem os motivos que você tente utilizar para justificar esta exclusão. Nada faz deixar de ser uma espécie de preconceito.

O Bullying é uma pratica preconceituosa, e podemos dizer também: pratica maldosa e covarde. Sem contar, que muitas vezes, isso é gerado de julgamentos hipotéticos. Ex: Alguém vê um rapaz com jeito meio delicado, e logo sai espalhando que ele é gay (Ele julgou, fez um pré-conceito e ainda cometeu bullying).

E saibam... “Quem tem preconceito tem dificuldade de ser Justo” (João Paulo II).

E podemos ainda continuar refletindo sobre o tema, com a palavra de outros grandes pensadores...

“O amor é uma espécie de preconceito. A gente ama o que precisa, ama o que faz sentir bem, ama o que é conveniente. Como pode dizer que ama uma pessoa quando há dez mil outras no mundo que você amaria mais se conhecesse? Mas a gente nunca conhece” (Charles Bukowski).

Como é difícil amar a quem não nos agrada. É sempre mais fácil dizer: “Não vou com a cara dela”.


O preconceito, até muito bem exemplificado no filme “King Kong” e “O Corcunda de Notre Dame”, também reflete nossos medos. Pois o ser humano tende a temer aquilo que ele não conhece. E muitos, não sabendo trabalhar este medo inconciente, mata ou tenta destruir o que lhe amedronta. Por isso digo: "Você só ama aquilo que conhece".

“O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito, desfaz-se - basta a simples reflexão” (Machado de Assis). 


 “O conhecimento superficial sobre um assunto é a causa do preconceito, justificativa para a ignorância” (Evan do Carmo).

 
“Deve-se evitar toda ‘precipitação’ e todo o ‘preconceito’ ao se analisar um assunto e só ter por verdadeiro o que for claro e distinto” (René Descartes).


E é assim que vivemos... Em meio ao preconceito... E assim que morreremos... Lutando por uma vida mais justa, mais livre... Afinal “A esperança é a ancora da alma”.

 
 
“Enfrentar preconceitos é o preço que se paga por ser diferente. (...) E quem assume sua verdade age de acordo com os valores da vida, mesmo enfrentando o preconceito e pagando o preço de ser diferente, passa credibilidade, obtém respeito e se realiza” (Luiz Gasparetto).


“A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito” (Denis Diderot).
 
“Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito” (Albert Einstein).


“Que País é esse onde o preconceito está guardado em cada peito? Que País é esse onde as pessoas não podem ser iguais, devido a suas classes sociais?! (...) Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra. (...) Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida... negros e brancos todos juntos. (...) Enquanto imperar a filosofia de que há uma raça inferior e outra superior o mundo estará permanentemente em guerra. É uma profecia, e todo mundo sabe que isso é verdade” (Bob Marley).

 
“A quantidade de preconceito que cada um de nós tem é inversamente proporcional a de inteligência” (Jefferson Luiz Maleski).


“Prefiro ser um homem de paradoxos que um homem de preconceitos (Jean Jacques Rousseau).


“Quando se destrói um velho preconceito, sente-se a necessidade duma nova virtude” (Madame de Stael).

E é este o convite que este meu texto trás hoje a todos NÓS: Ocupar o lugar do preconceito em nossas vidas por outros valores, sentimentos e virtudes... para que sem ele nós possamos construir um mundo mais tolerante e justo. 




Pois na minha concepção “A paz é algo intrínseco, por isso é possivel haver guerra e viver em paz ao mesmo tempo. Porque para acabar com a guerra bastaria termos Tolerância e Respeito” (Autor: Eu).

“Viva a diversidade, viva a liberdade”!


 Dispa-se do Preconceito... Deixe-se revestir pelo AMOR, do LIVRE AMOR S2.

 Just S2...

Abraço a todos...





BY ME S2 (S-FCSP)

Atenção.... torne-se agora mesmo um seguidor deste blog e fique por dentro de todas as novidades e posts.
Clique Aqui

OBS:
        Se você quer seguir este BLOG e não quer ser identificado e nem quer que ninguém saiba que você segue basta clicar na opção "SEGUIR ANONIMAMENTE".
        Agora, se você não tem problemas em seguir abertamente este BLOG... è só clicar na Opção "SEGUIR PUBLICAMENTE".


3 comentários:

  1. Legal, equilibrado e coerente, parabéns. Gostei das frases na imagem sobre a generalização ... "Todo o idiota pensa assim", é verdade.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog!!! Excelente trabalho!!! Ah! dá uma olhada no meu , www.acaovoluntariasp.nafoto.net

    ResponderExcluir

Gostou do Post? VOTE e ajude-nos a manter o BLOG no TOP GLS!